segunda-feira, 6 de Maio de 2024  03:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Molotoff

Molotoff

Comece por bater as claras. Quando estiverem meio batidas, junte 2 colheres de açúcar e continue a bater sem parar até ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

Exposição

Exposição "Paisagens Ocupadas"


de 17 a 20 de Julho/ ano 2011

Galeria Enquadra (Cais dos Mercantéis) em Aveiro


"Paisagens Ocupadas" é o nome da exposição de pintura da autoria de Hélder Tércio que está aberta ao público até 20 de Julho na Galeria Enquadrar (Cais dos Mercantéis) em Aveiro.

“As paisagens são na pintura, um

género largamente representado. Porquê paisagens ocupadas? Porque representam imagens, lugares e memórias de outras imagens numa cadeia complexa de revisitações. Ocupar e transformar. Optar e agir. A descoberta da pintura debaixo da tela branca. A linha. A mancha. O fundo. A figuração e a fronteira com o abstracto. A fotografia como possível fonte, como fundação genética: à problemática do tema, à dúvida do artista, a única resposta possível é que todas as imagens são virtualmente pinturas, narrativas e estórias. Basta escolher.

Estas paisagens começaram por ser pequenas pinturas que, desenhadas quase de forma aleatória na tela branca, foram ganhando corpo e multiplicando-se em réplicas, ecoando arquitecturas e traços de ocupações, por vezes difusas ou, quase ausentes. A força dos traços e manchas e, a forte presença das ferramentas do pintor motivam, muitas vezes, a evolução da obra. Construção inicial rápida e quase gestual, cristaliza-se em figuras planas que passam a encher a superfície da tela, acentuando o se carácter desenhado.

Hoje, o tema paisagem, como modo abrangente, emerge novamente na pintura e ultrapassa a fotografia que, agora, presa num novo academismo, se fica por códigos de facilidade. A pintura de paisagem, ganha novo alento, captando imagens de imagens. O espaço natural, o espaço virtual e o espaço construído, como modo estruturante e objecto de pintura, como uma das respostas possíveis à pergunta recorrente: O que pintar? Julgo que o medo da manufactura e do artista de engenho, que percorreu todo o séc. acabou… Sabe bem desenhar! Sabe bem pintar! E… finalmente, sabe bem ver!”

H.Tércio
Hélder Tércio nasceu em Aveiro a 4 de Outubro de 1945.
Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1973, possui ainda o Curso Superior de Cinema do Conservatório Nacional na área da imagem.
Além da arquitectura tem desenvolvido na área da pintura uma actividade continua.
Ainda na Escola de Belas-Artes em 1968, participa activamente na colectiva de alunos, "IMBROGLIOS".
A partir de 1980, participa regularmente em exposições do Grupo AVEIROARTE.
Em 1982 esta representado na exposição "PINTURA DE ARQUITECTOS" na Sociedade Nacional de Belas-Artes, organizada pela Associação dos Arquitectos Portugueses.
Expõe individualmente na Galeria da Câmara Municipal de Aveiro em 2001.
Em Abril de 2005 expõe com o Daniel Tércio, o João Tércio e o Ricardo Tércio, na colectiva de pintura "QUATRO TERCIOS". Galeria Enquadrar. Aveiro.
Está mencionado no guia sobre Lisboa "Lisbon – A guide to recent architecture" / edições Ellipsis London. Limited, ano de 1998.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®